× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3229-7809
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    MDF e MDP: qual o melhor?

    MDF E MDP: QUAL O MELHOR?

    Aposto que você está construindo ou reformando algum lugar e precisará usar ou o MDF ou o MDP, ao contrário você não teria chegado até aqui.

    A sua sorte, é que este artigo trará conteúdos exclusivos sobre o que é, para que serve, como são feitos cada um deles separadamente.

    Ao sair deste artigo você terá total conhecimento sobre estas madeiras e poderá colocar em prática sem medo.

    Conheça a partir de agora todas as funcionalidades dessas chapas.

    O QUE É MDF E MDP?

    Muitas dúvidas vêm ao fazer essa pergunta. Então vamos começar com as fabricações.

    A matéria-prima, tanto do MDP quanto do MDF, são árvores de reflorestamento, resultando assim em pinus ou eucalipto.

    A produção de ambas é muito parecida: máquinas de pressão compactam os materiais usados para a constituição de cada uma e as moldam, geralmente em formatos de chapa (grandes placas).

    Vamos então nos aprofundar no universo de cada uma.

    MDF

    Sigla para Medium Density Fiberboard, que em português é “Painel de Fibra de Densidade Média”. 

    Esta peça é feita com as fibras da madeira e com resina sintética, característica que permite seu corte em qualquer direção, facilitando o design e sua envergadura.

    FINALIDADES DO MDF

    • Como o MDF é composto por fibras e resina, sua superfície é mais plana. Sendo assim ele recebe de forma mais adequada tintas, vernizes e revestimentos de acabamento;
    • Em artesanatos utilizam muito justamente por conta do tópico anterior. É usada em objetos como: porta chaves em mdf, caixinhas para guardar joias, mosaicos, etc;
    • Muito encontrado também em móveis, nas decorações e armários, sendo usado de geralmente em formatos de porta para o mobiliário;
    • Caixas de som e auto-falantes também usam essa madeira como isolamento acústico, para um som mais limpo.

    MDP

    Sigla de Medium Density Particleboard, traduzindo, é Painel de Partícula de Média Densidade.

    É constituída por partículas da madeira, ao invés de fibras, que são pensadas e moldadas em uma máquina, como já citado no início do texto.

    Por conta de ser feita de partículas, contém camadas protetoras à sua volta, para ficar tudo bem organizado em seu devido lugar.

    Porém, diferente do que muitos pensam, é muito distinto do antigo painel de madeira que tínhamos no mercado, este atual não esfarela.

    Este já tem muito mais robustez e dureza, e por isso é mais indicado para algumas coisas que precisam de resistência, como fundos de armários e mesas de serviço.

    FINALIDADE DO MDP

    • Se o seu objetivo for decoração para um cômodo mais úmido, o MDP é indicado para essa estrutura. O MDP “estufa” menos ou nada comparado ao MDF. Isso acontece por sua construção de camadas e partículas, enquanto o outro produto acaba se tornando uma coisa só;
    • Indicado principalmente para peças retas, como prateleiras, laterais de móveis, divisórias, tampos, frente e fundo de gavetas, entre outros, pois sua flexibilidade é bem reduzida.

    MÓVEIS MISTOS

    Sabia que você provavelmente tem um móvel desse em casa?

    Por incrível que pareça, hoje são feitos móveis que combinam os dois materiais focando nas funcionalidades que podem ser agregadas para a valorização.

    Algumas vantagens desta escolha são:

    • Suporte de peso estável;
    • Estética agradável;
    • Preço viável;
    • Adaptação maior.

     

    FINALIDADES DOS MÓVEIS MISTOS

    • Por conta destes proveitos, há vários móveis construídos com este mix em armários, guarda-roupas, penteadeiras, etc.
    • Inclusive em móveis planejados, é usado muito esse arranjo com as duas opções focados nas necessidades principais do usuário.

    TIPOS DE TINTAS QUE O MATERIAL ACEITA BEM

    Infelizmente, como qualquer outro objeto, nem todo material se adapta ao MDF e ao MDP. Por conta disso, é preciso saber escolher bem as substâncias que entrarão em contato com eles.

    No processo de pintura, alguns tipos de tintas são preferíveis, tais como:

    • A Tinta Acrílica: pois é resistente à água e tem um acabamento brilhante;
    • A Tinta Látex PVA: sua aparência depois de seca é fosca, mas é prática e durável, ideal para iniciantes;
    • A Tinta à Base de óleo: indicado para móveis que podem ficar mais expostos ao clima, porque auxilia na conservação da madeira;
    • E a Tinta em Spray: possui um acabamento melhor por conseguir chegar em lugares que os pincéis nem sempre alcançam e é mais rápida de ser aplicada.

    Assim, a durabilidade é garantida para que não descame ou apresente falhas na estética.

    Também há menos chances de ocorrer algum problema, como cupins e/ou envelhecimento precoce.

    QUAL O MELHOR PARA VOCÊ?

    Baseado nas descrições acima, quais são suas necessidades? Você pode anotar quais são suas necessidades que precisam ser priorizadas.

    Em seguida, “coloque no papel” se precisar, uma lista com os prós e os contras e só então, depois de ver o que se encaixa no que, você saberá o certo adequado especificamente para você.

    Muita gente vai pela diferença de preço. Mas como gira em torno de 10% a 20% do MDP para o MDF, acaba não tendo um impacto tão grande no final.

    Acontece que, como essa diferença não é tão maior assim, o certo é escolher qual se adapta melhor às suas necessidades.

    O MDP é mais barato, realmente. Mas você vai usar o acabamento dele como portas de armários, quando você pode usar o MDF, nem que seja só nessa parte externa?

    Ou então utilizar o MDF pela sua aparência em um cômodo que retém muita umidade? Em todos os casos vale pensar muito bem em todo o contexto e estudar todos os casos.

    Se você quiser, você pode levar estas considerações para profissionais da área que eles te direcionarão para qual seguir. 

    Móveis planejados são projetados para serem funcionais. A escolha da madeira certa pode auxiliar demais.

    Entretanto, a UZ Móveis contém os dois tipos para que a escolha seja totalmente do usuário, dando-o mais liberdade de decisão.

    profissionais prontos para te darem conselhos, se você quiser. Uma equipe bem preparada.

    Se mesmo assim, depois deste artigo, você ainda estiver em dúvida de qual o melhor compensado para sua mobília, entre em contato com a gente para uma consultoria excelente.



    Deixe uma resposta